Home Notícias Sedinor apoia artesãos que homageiam a Padroeira do Brasil

Sedinor apoia artesãos que homageiam a Padroeira do Brasil

Sedinor-apoia-artesaos-que-homageiam-a-Padroeira-do-Brasil

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, e o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais - Idene, estão apoiando dois artesãos que irão participar de uma exposição de artes dedicadas aos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida. O evento acontecerá no Centro de Arte Popular, em Belo Horizonte, entre os dias 10 de outubro de 2017 e 06 de janeiro de 2018.

O artesão Leandro Júnior, morador do distrito de Cachoeira do Norte, no município de Chapada do Norte, e que foi revelado pelo Artesanato em Movimento no Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha (Festivale/2017), irá expor uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, com cerca de um metro de altura. A peça foi destaque no Fórum Regional de Itamarandiba, evento em que o artista foi recebido pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e o presenteou com uma de suas obras. O evento também contará com a presença do artesão Sebastião Moreira, de Itira, distrito de Araçuaí.

 O secretário da Sedinor, Nondas Miranda, que conheceu de perto a peça de Leandro Júnior, ressalta que vale a pena comparecer a exposição e prestigiar os artesãos. “O Leandro tem um potencial incrível, ele consegue expressar riqueza de detalhes em suas peças, que chamam atenção pela delicadeza dos traços. A Santa está linda”, disse.

Já o diretor-geral do Idene, Gustavo Xavier, que é devoto de Nossa Senhora Aparecida, falou da importância do Artesanato em Movimento para os artesãos. “Muitos artistas das regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais, fazem peças incríveis, mas que não ganham visibilidade. Nessa homenagem aos 300 anos de Nossa Senhora, eles não poderiam ficar de fora”, concluiu afirmando que vale a pena comparecer ao evento.

O Artesanato em Movimento é uma ação dirigida aos municípios da área de abrangência do sistema Sedinor/Idene e integra o programa de Desenvolvimento do Norte e Nordeste, que também busca promover o apoio aos artesãos em feiras e eventos que fomentem a abertura de novos mercados, criando demanda e fortalecendo a atividade, com foco na preservação, valorização e divulgação.